sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VOVÓ

Quando desci daquela caminhonete velha ele olhou para mim e disse,"hoje você vai conhecer a sua avô". A casa era ao lado da dele ,mas me pareceu tão distante ,talvez pelas minhas pernas curtas de primeira infância. Ela estava sentada tricotando,na verdade era crochê ,mas não dá pra usar a palavra 'crocheando' que nem ao menos sei se existe.


Quando entrei ela olhou para mim e sorriu ,depois eles,ela e o meu pai pediram para que eu me aproximasse e ela me abraçou . A amei desde o primeiro dia e adorava o fato de poder falar sobre todos os assuntos com ela,embora uma criança não seja tão variável em termos de assuntos todos . E mais ela não trocava o meu nome com o da minha irmã ,ainda que as duas comecemos com K e tenhamos  nomes diferentes eu diria.



Eu sempre podia falar gírias perto dela o que para mim naquela época eram palavras novas e no entanto eram mesmo uma vez que ela sempre ria e pedia pra eu repetir a palavra como se nunca tivesse a escutado antes.



Pena o tempo passar tão rápido e eu não ser mais uma garotinha e a idade da minha avó ter avançado mais ainda não me conhece como antes minha doce Julinda. 

                                           

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

                                                Primeiro de Dezembro

O ultimo mês do ano! quando enfim chega dezembro tudo que pensamos é ,nossa passou tão rápido. Amigos a vida é rápida ,o dia é rápido,as horas são rápidas e os segundos mais ainda ,são velozes e furiosos em sua lentidão quando alguma coisa lateja no fundo de nossas almas ,mas a certeza de que tudo passa faz toda dor ter um desfecho,toda alegria ter um começo e por fim ter um fim.

Temos dias favoritos ,números favoritos e por que não meses favoritos, seria dezembro o seu mês caro leitor? Afinal é o mês do natal ,das comemorações em família o ultimo mês diante do novo ano que se iniciará .

Quando eu era criança e dezembro chegava tudo que eu pensava era ,oba! férias, encerramento de aula tem sempre uma festinha ,a entrega dos boletins e o alivio dos pais e filhos ao constatar que passaram de ano. Depois disso dezembro pra mim era um mar de tardes ensolaradas de brincadeira na terra ,de esperar o carro dos meus tios chegar pra ter a certeza de que então é natal e eu estava ali no entardecer brincando de pega-pega na pracinha quando o carro deles passava e eu pedia "dois altos " só para poder abraca-los .

Primeiro de dezembro é o inicio da mangueira d'água ensopando o chão do quintal porque minha mãe e tia lavam muita roupa nessa época do ano e no ano inteiro diga-se de passagem , é o incio da castanha e do caju , do queijo e do peru, do amigo secreto... 
Ainda que seja o ultimo mês do ano é o mês de inicio pra tanta coisa que até no seu fim é o começo de mais uma jornada
     


               Bem-vindo seja dezembro!!